Grupos Operacionais: composto por representantes de quaisquer entidades que aderiram, ou vierem a aderir ao FSMJD e inscritos nos respectivos grupos. Tais grupos têm o compromisso de observar o presente fluxograma, aplicando rigorosamente seus critérios e premissas, e liberdade para decidir as datas das suas reuniões, as pautas e extrair suas deliberações, que serão submetidas ao Comitê Facilitador para apreciação, aprovação ou rejeição fundamentada. É importante mencionar que a principal forma de participação das entidades é dando apoio na realização das tarefas organizativas do FSMJD. Neste caso, as entidades deverão dispor de tempo para ingressar nos Grupos Operacionais e assumir tarefas de forma voluntária.
A fim de manter a horizontalidade, os Grupos Operacionais estarão abertos para ingresso de outros componentes por tempo indeterminado, desde que tal ingresso tenha em vista a efetiva participação na construção coletiva e não apenas a intervenção em questões pontuais.
Somos mais de 150 movimentos e organizações que integram o FSMJD e que apostam na reunião de forças progressistas, democráticas, populares e humanistas para construir saídas para a construção de Sistemas de Justiça mais democráticos, livres do racismo, da lawfare, da pactuação com desigualdades, da discriminação de LGBTQI+ de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, entre outras.