O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia – FSMJD é um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação de sistemas de justiça, sendo parte integrante do Fórum Social Mundial – FSM.
O FSMJD entende que há um cenário de desequilíbrio social, em especial nos países cujas instituições foram erguidas sob uma visão eurocêntrica e de expansão do sistema capitalista, redundando em uma carga de opressão contra os povos originários.
O FSMJD entende que um sistema de justiça patriarcal, cisheteronormativo, branco e masculino não atende aos contornos de um Estado Democrático.
O FSMJD reivindica um sistema de justiça capaz de visar a pessoa em primeiro lugar, garantir um meio ambiente equilibrado, inclusive para as futuras gerações, além do combate, sem trégua, à desigualdade como ponto de partida para uma vida social plena.
O FSMJD já congrega mais de 150 movimentos e entidades da sociedade civil que visam construir uma História de consciência coletiva, de respeito à democracia e à diversidade dos povos de cada lugar, nos diferentes países onde atuam.
Somos mais de 150 movimentos e organizações que integram o FSMJD e que apostam na reunião de forças progressistas, democráticas, populares e humanistas para construir saídas para a construção de Sistemas de Justiça mais democráticos, livres do racismo, da lawfare, da pactuação com desigualdades, da discriminação de LGBTQI+ de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, entre outras.