Cultura

| EIXO TEMÁTICO

Cultura

Perspectiva transformadora do sistema de justiça e a centralidade da cultura nesse processo

O sistema de justiça tem atuado na manutenção do status quo, de maneira que a superação da ordem socioeconômica hegemônica atual impõe sua transformação e democratização, que perpassa por uma necessária ruptura epistemológica, a partir da formação dos atores do sistema de justiça, da ampliação da participação da sociedade, inclusive pela apropriação da cultura como instrumento de transformação, do repensar dos modelos de acesso aos cargos públicos e das dinâmicas internas de poder do sistema de justiça.

Desde essa premissa, pretende-se discutir temas como novas epistemologias,  respeito às manifestações e expressões culturais de povos originários e dos que foram submetidos à diáspora e a sua ação no construto sociopolítico, educação cidadã e em direitos, modificação dos modelos de formação jurídica, seleção e avaliação de seus atores, políticas afirmativas e sistema de cotas para acesso e ocupação de cargos, formas de implementação de novas tecnologias, violências institucionais, ampliação da participação e mecanismos de controle social, relação com os movimentos sociais, ouvidorias, ampliação do acesso à justiça e reconhecimento de novos direitos.

Propõem-se então as seguintes linhas temáticas visando à inscrição de atividades em várias formas e dimensões que nelas se possam inserir:

1. Epistemicídio e resistência.

2. Bacharelismo e educação cidadã.

3. Democratização e perspectivas críticas do acesso às carreiras jurídicas.

4. Individualismo e coletivismo: pontos de atrito e superação.

5. Diversidade cultural e políticas de inclusão.

6. Tolerância religiosa e laicidade.

7. Apropriação cultural.

8. Educação emancipatória.

9. Pluralismos de modelos de Justiça.

10. Cultura da Tecnologia, Tecnologias culturais, Subjugação tecnológica e as crises de soberania.

11. Jurimetria, manipulação de dados processuais, violação da intimidade e da vida privada.

12. Identidades e identitarismo.

13. Participação e mecanismos de controle social, relação com os movimentos sociais, ouvidorias e corregedorias.

14. Ampliação do acesso à justiça e reconhecimento de novos direitos.

| TERMOS RELACIONADOS

Notícias

Capitalismo e desigualdades

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL SOBRE JUSTIÇA E DEMOCRACIA COLOCA PORTO ALEGRE NOVAMENTE NA VANGUARDA GLOBAL

lobais, vinha conquistando a atenção do mundo em função do Orçamento Participativo. Um mecanismo de administração baseado em um modelo democrático, que proporcionava à população o pleno exercício da cidadania, por meio de plenárias temáticas em que eram discutidas e elencadas as prioridades em cada uma das 16 regiões da cidade. E assim Porto Alegre foi se estruturando, com a participação dos moradores que passaram a decidir sobre investimentos, projetos, o desenvolvimento e o futuro da cidade.

SAIBA MAIS
Capitalismo e desigualdades

O FSMJD e seus eixos

Seguindo a proposta de falar sobre os eixos do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia trazemos hoje o Eixo 2 que irá debater sobre Democracia e as Forças Sociais. As considerações são de Maria Betânia Silva Procuradora de Justiça aposentada do Ministério Público de Pernambuco, membra do Coletivo Transforma MP, mestre em Ciências Práticas de Desenvolvimento pela Universidade de Brookes, Oxford, Reino Unido e diploma de Estudos Aprofundados em Sociologia Política,pela Universidade Paris VII, França.

SAIBA MAIS

Atividades

Publicações

Documentos

Podcasts

Divulgação

Tradução