O que é FSMJD

O QUE É O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL JUSTIÇA E DEMOCRACIA?

O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) é um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação do sistema de justiça assim como de consolidação de instituições nele envolvidas e comprometidas com os valores da democracia, da dignidade e da justiça social. É, por conseguinte, um convite ao engajamento permanente das inúmeras entidades e movimentos da sociedade para fazer uma outra História nos países onde atuam: uma História de construção de consciência coletiva e de respeito à diversidade dos povos de cada lugar. Já não basta estar atento à História que se vivencia ou àquela que se viveu; compreender a História como base da vida que se tem e daquela que se quer ter, demanda uma ação, exercendo protagonismo para mudá-la. Esse Fórum agrega dois grandes temas fundamentais na contemporaneidade para realizar essa mudança: Justiça e Democracia.

 

São temas que, historicamente, se interrelacionam, e, para a construção de uma sociedade equilibrada precisam ser bem trabalhados como fundamento de expressão das conquistas de cada sociedade cujos membros assumem a tarefa de desenhar as suas instituições e colocá-las de forma equânime a serviço dos mais diversos segmentos que a compõem. Com esse intuito, é preciso saber lidar serena e racionalmente com os conflitos que a atravessam ou, quiçá, estabilizá-los em um patamar suportável de convivência duradoura.

 

Na contemporaneidade, um cenário de desequilíbrio se evidencia em muitos países, em especial, naqueles cujas instituições foram erguidas sob a égide de uma visão eurocêntrica colonizadora e de expansão do sistema capitalista, redundando em uma carga de opressão contra os povos colonizados, inclusive, mediante o apagamento de suas expressões culturais. 

 

Diante disso, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia pretende funcionar explorando os mais variados aspectos da vida política, econômica, institucional, social e cultural que, de um lado, vêm embasando denúncias sobre a atuação de um sistema de justiça incapaz de fazer face à herança histórica de opressão, e; de outro, estão revelando o sequestro da noção de democracia ao invés de afirmá-la como uma plataforma de vida em sociedade.


Neste Fórum, centenas de entidades, coletivos e pessoas se reúnem, as quais, em suas diferenças e identidades, buscam a refundação de um sistema de justiça capaz de colocar as pessoas em primeiro lugar, garantir um meio ambiente equilibrado para a presente e as futuras gerações e assegurar a todes, todos e todas o reconhecimento, respeito e consideração como ponto de partida para uma vida social perene. 


O que é feito a partir de uma diretriz metodológica de apresentação de trabalhos e projetos que venham a dinamizar o FSMJD e que possam representar, em cada um dos seus eixos temáticos, a construção desse ideal de sociedade.

 

Tradução