Atividades

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Lançamento online do livro “A Anatomia Política” de Nicole-Claude Mathieu

março 9 @ 17:30 19:30

O lançamento online de “A Anatomia Política”, da socióloga e antropóloga francesa Nicole-Claude Mathieu (EDUFBA, 2021) – primeiro livro da série “Traduções feministas”, da Coleção Bahianas (NEIM/UFBA) é uma realização conjunta do FSMJD com o Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre a Mulher e com o Institut du Genre.


A ação também envolve os esforços do FSMJD para garantir em sua programação uma agenda internacional e contará com a participação de grandes nomes que discutirão a importância da obra de Nicole-Claude Mathieu que tem o objetivo de analisar a realidade de exploração das mulheres em diferentes culturas, incluindo a da origem da autora. A partir de um mosaico diverso e em diálogo com importantes produções da Antropologia e da Sociologia, Mathieu propõe uma interpretação inovadora das relações sociais que provocam a hierarquia entre os gêneros.


O lançamento contará com as presenças de Jules Falquet, Helena Hirata, Gail Pheterson, Betânia Ávila, Mirla Cisne, Renata Gonçalves, Betânia Ávila, Maira Abreu, Verônica Ferreira, Izabela Moi, Bárbara Castro e Paula Freitas, além das pesquisadoras do Neim/UFBA Izaura Cruz (coordenadora) e Maíra Kubík Mano (responsável pela tradução).

Tradução