Arquivo

6 jan

Confira os convidados da mesa do Eixo 3

O funcionamento do sistema de justiça, refletindo sobre o que temos e o que queremos e tendo como princípio fundante a democracia e os valores éticos de justiça e equidade serão a base de debates da mesa do Eixo 3 do FSMJD. Veja quem estará conosco no Eixo 3: Sistema de Justiça, Democracia e Direitos dos Grupos Vulnerabilizados.

LEIA MAIS

5 jan

Eixo 3 – Direitos de Grupos Vulnerabilizados

Seguindo nossos papos sobre os eixos do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia hoje trataremos do Eixo 3 - Direitos de Grupos Vulnerabilizados. Nas palavras da defensora pública de Roraima Jeane Magalhães Xaud, o eixo reflete o grande arcabouço das discussões que devem ocorrer nos demais eixos do FSMJD, para a necessária transformação do sistema de dominação ainda hoje experimentado, mantendo acesa a chama do FSM de que “outro mundo é possível”.

LEIA MAIS

3 jan

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL SOBRE JUSTIÇA E DEMOCRACIA COLOCA PORTO ALEGRE NOVAMENTE NA VANGUARDA GLOBAL

lobais, vinha conquistando a atenção do mundo em função do Orçamento Participativo. Um mecanismo de administração baseado em um modelo democrático, que proporcionava à população o pleno exercício da cidadania, por meio de plenárias temáticas em que eram discutidas e elencadas as prioridades em cada uma das 16 regiões da cidade. E assim Porto Alegre foi se estruturando, com a participação dos moradores que passaram a decidir sobre investimentos, projetos, o desenvolvimento e o futuro da cidade.

LEIA MAIS

31 dez

O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia deseja a você um feliz 2022

Muito mais do que vacina no braço e comida na mesa, desejamos que 2022 seja somente o começo de um mundo criado pela voz das ruas. Que esse coro fale das fronteiras que precisam ser ultrapassadas para que uma revolução no paradigma de justiça seja constituído a partir das vozes anônimas.

LEIA MAIS

30 dez

FSMJD no Linha Direta – Paula Freitas é entrevistada por Adelar Amarantes, da rádio Jornal da Manhã de Ijuí/RS

LEIA MAIS

29 dez

O FSMJD e seus eixos

Seguindo a proposta de falar sobre os eixos do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia trazemos hoje o Eixo 2 que irá debater sobre Democracia e as Forças Sociais. As considerações são de Maria Betânia Silva Procuradora de Justiça aposentada do Ministério Público de Pernambuco, membra do Coletivo Transforma MP, mestre em Ciências Práticas de Desenvolvimento pela Universidade de Brookes, Oxford, Reino Unido e diploma de Estudos Aprofundados em Sociologia Política,pela Universidade Paris VII, França.

LEIA MAIS

15 dez

Confira “Até que se prove o contrário”, por Alessandra Queiroga, e participe também com seu artigo

Alessandra Queiroga, promotora de justiça do Distrito Federal e Territórios e integrante do coletivo Transforma MP, estreia nosso espaço dedicado a textos sobre justiça e democracia. A promotora, que já é uma voz frequente na defesa dos direitos humanos, faz uma provocação sobre as falhas e o racismo do sistema judiciário, e convida todas, todos e todes a se engajarem em um movimento de ampliação do olhar crítico e da reestruturação das instituições. Até que se prove o contrário (por Alessandra Queiroga) - Sul 21 Quer participar enviando textos sobre o tema para serem publicados em nosso site? Mande para lumborba@gmail.com que sua contribuição será muito importante!

LEIA MAIS

22 out

Racismo e Sistema de Justiça

O debate é uma atividade do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia – Programa “Justiça e Democracia no Ar” ? PARTICIPANTES ? ?? Chiara Ramos: Mulher negra multipotencial. Fundadora da […]

LEIA MAIS

22 out

Fome e renda básica universal

O debate é uma atividade do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia – Programa “Justiça e Democracia no Ar” ? PARTICIPANTES ? ?? Edgar Moura (Amaral) – ativista da soberania […]

LEIA MAIS

22 out

Fome

O debate é uma atividade do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia – Programa “Justiça e Democracia no Ar” ? PARTICIPANTES ? ?? Ana Garbin: Engenheira de Alimentos – Alimento […]

LEIA MAIS
Tradução