Grupo Operacional de Metodologia e Programação: responsável por organizar a dinâmica de inscrições das atividades autogestionadas, das atividades de convergências, das assembleias dos povos que resultará no Caderno de Programação. Este GO também deverá organizar a sistematização das discussões e encaminhamentos que serão elaborados no decorrer de todo o processo do FSMJD. Importante levar em consideração que em todos os eixos e atividades devem ser consideradas como transversais as questões de deficiência, idade, gênero, orientação sexual e raça.
Critério e premissas: o GOMP terá olhar permanente sobre o “como” e o “quando” ocorrerão as atividades produzidas, de modo a viabilizar a maior apropriação possível da informação e dos conteúdos relacionados aos debates e à grade do evento. As mediações necessárias, a sistematização dos entendimentos e a harmonia interna das entidades será pautada pela carta de princípios do FSM e pelo presente fluxograma.
Somos mais de 150 movimentos e organizações que integram o FSMJD e que apostam na reunião de forças progressistas, democráticas, populares e humanistas para construir saídas para a construção de Sistemas de Justiça mais democráticos, livres do racismo, da lawfare, da pactuação com desigualdades, da discriminação de LGBTQI+ de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, entre outras.