Arquivo

6 set

De Florestan Fernandes à Carta de Brasília – O Ministério Público na encruzilhada de suas vocações e responsabilidades

“Muitas vezes houve a pretensão de se controlar a instituição por conta dos seus acertos. Mas, em outras, o objetivo foi estabelecer maior participação social, para aperfeiçoar o Ministério Público no cumprimento das promessas constitucionais.”

LEIA MAIS

22 jul

Reforma do sistema de Justiça e consolidação do perfil constitucional no Ministério Público

"O Ministério Público brasileiro exerce, pois, parcela significativa da soberania estatal, inclusive com agência para, em nome da sociedade civil, fiscalizar e demandar a sociedade política, tudo sob o mote da função de preservar o regime jurídico democrático e os direitos fundamentais.”

LEIA MAIS

15 jul

Caderno de Propostas para a reconstrução da EBC e da Comunicação Pública

Frente em defesa da EBC e da Comunicação Pública apresenta propostas debatidas em seminário para a reconstrução do setor.

LEIA MAIS

12 jul

A crise do sistema de justiça: três questões fundamentais, por Alessandra Elias de Queiroga, Márcio Soares Berclaz e Marlon Alberto Weichert

Por Alessandra Elias de Queiroga, Márcio Soares Berclaz e Marlon Alberto Weichert

LEIA MAIS

27 jun

NOTA DE REPÚDIO E CHAMAMENTO À SOCIEDADE BRASILEIRA

O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL JUSTIÇA E DEMOCRACIA manifesta o seu repúdio ao modelo bolsonarista de governança – incitador da violência e selvageria – e conclama a população brasileira à mobilização social. Jair Bolsonaro ignora padrões de civilidade e não cansa de animalizar e instrumentalizar as pessoas.

LEIA MAIS

14 jun

Cotas raciais, uma urgência civilizatória

Por Alessandra Elias de Queiroga É preciso que os espaços sejam enegrecidos, que as pessoas negras tenham a representatividade que reflita a composição racial de cada estado brasileiro.

LEIA MAIS

3 maio

CARTA DE PORTO ALEGRE – 2022 CARTA PELA JUSTIÇA E PELA DEMOCRACIA

0 atividades autogestionadas se espalharam pela cidade de Porto Alegre. Hoje a Carta de Porto Alegre. Nos próximos dias o Comitê Facilitador do FSMJD divulga as propostas apresentadas em cada eixo temático.

LEIA MAIS

29 abr

Assembleia Geral FSMJD

Assembleia Geral FSMJD

LEIA MAIS

28 abr

“Organizar, resistir e lutar”, convoca Dilma na abertura do FSMJD

“Organizar, resistir e lutar”, convoca Dilma na abertura do FSMJD Por Sheila de Oliveira Assessoria de Imprensa FSMJD “A mudança efetiva virá da força dos movimentos organizados do Brasil. Organizar […]

LEIA MAIS

28 abr

Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistema democráticos de Justiça” é tema de debate no FSM

Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistema democráticos de Justiça” é tema de debate no FSM Por Claiton Stumpf – MTb 9747 O Fórum Social Mundial Justiça e […]

LEIA MAIS
Tradução